Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Formar leitoras e leitores é, sem dúvida, um dos desafios da educação brasileira. Para isso é necessário formar mediadoras e mediadores de leitura. Foi assim que nasceu a proposta ‘Leitura Compartilhada: ciclos de formação de profissionais da educação’.
A iniciativa, que surgiu a partir das reflexões na disciplina ‘Alfabetização: concepções de linguagem’, ministrada pela professora Drª Lilian Menenguci, foi muito bem recebida pelas turmas dos 6º e 7º períodos do Curso de Pedagogia da unidade Serra.
Essa atividade tem como objetivo potencializar a formação leitora daquelas e daqueles que serão professoras, professores, pedagogas, pedagogos, enfim, mediadoras e mediadores de leitura.
“Profissionais da educação são pontes que conectam pessoas, de todos os tamanhos, aos diferentes objetos e bens culturais. Logo, importa que da mesma maneira como os aparelhos e jogos eletrônicos, a internet e a inteligência artificial (IA) são apresentados à população, é imprescindível que, desde a Educação Infantil, sejam promovidos encontros com os livros, com as leituras, e com as literaturas”, afirma Lilian.
Ciclos de Leitura
Os ciclos acontecem quinzenalmente e são constituídos de duas fases. Na primeira, cada estudante recebe um livro, cuja temática esteja diretamente relacionada à educação, para leitura individual. Na segunda, são os estudantes que escolhem uma obra literária para ser lida.
Ao final de cada uma das fases de leitura, todos compartilham, no coletivo da sala de aula, trechos escritos, os destaques, os pontos considerados mais relevantes, as impressões acerca da leitura realizada, provocando assim, a participação do grupo que se envolve com os temas nas rodas de conversas.
Entre as leituras da primeira fase do ciclo, estão os livros: Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência, de Maria Regina Guarnieri; Brincar, conhecer e ensinar, da autora: Sanny S. da Rosa; Conversas com quem gosta de ensinar, de Rubem Alves; Diálogo sobre o conhecimento, de Edgar Morin, Alfredo Pena-vega e Bernard Paillard; Escola Cidadã, de Moacir Gadotti; Estórias de quem gosta de ensinar, de Rubem Alves; Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire; e Professores Reflexivos em uma escola reflexiva, de Isabel Alarcão;
Para Stéfani da Silva Nascimento, aluna do 7º período de Pedagogia, o ciclo de leitura compartilhada tem sido muito enriquecedor. “Essa experiência tem sido de extrema valia para tornar a leitura um hábito no nosso dia a dia. Muitos de nós não conseguimos ler muitos livros no cotidiano. Ela sempre nos provoca a ler. A literatura tem feito parte da nossa formação. Tornar-se leitor também faz com que influenciamos as nossas alunas e os nossos alunos a serem leitoras e leitores. Sou muito grata por essa oportunidade, principalmente por essa influência”, avalia Stéfani.
Formar leitoras e leitores é, sem dúvida, um dos desafios da educação brasileira. Para isso é necessário formar mediadoras e mediadores de leitura. Foi assim que nasceu a proposta ‘Leitura Compartilhada: ciclos de formação de profissionais da educação’.
A iniciativa, que surgiu a partir das reflexões na disciplina ‘Alfabetização: concepções de linguagem’, ministrada pela professora Drª Lilian Menenguci, foi muito bem recebida pelas turmas dos 6º e 7º períodos do Curso de Pedagogia da unidade Serra.
Essa atividade tem como objetivo potencializar a formação leitora daquelas e daqueles que serão professoras, professores, pedagogas, pedagogos, enfim, mediadoras e mediadores de leitura.
“Profissionais da educação são pontes que conectam pessoas, de todos os tamanhos, aos diferentes objetos e bens culturais. Logo, importa que da mesma maneira como os aparelhos e jogos eletrônicos, a internet e a inteligência artificial (IA) são apresentados à população, é imprescindível que, desde a Educação Infantil, sejam promovidos encontros com os livros, com as leituras, e com as literaturas”, afirma Lilian.
Ciclos de Leitura
Os ciclos acontecem quinzenalmente e são constituídos de duas fases. Na primeira, cada estudante recebe um livro, cuja temática esteja diretamente relacionada à educação, para leitura individual. Na segunda, são os estudantes que escolhem uma obra literária para ser lida.
Ao final de cada uma das fases de leitura, todos compartilham, no coletivo da sala de aula, trechos escritos, os destaques, os pontos considerados mais relevantes, as impressões acerca da leitura realizada, provocando assim, a participação do grupo que se envolve com os temas nas rodas de conversas.
Entre as leituras da primeira fase do ciclo, estão os livros: Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência, de Maria Regina Guarnieri; Brincar, conhecer e ensinar, da autora: Sanny S. da Rosa; Conversas com quem gosta de ensinar, de Rubem Alves; Diálogo sobre o conhecimento, de Edgar Morin, Alfredo Pena-vega e Bernard Paillard; Escola Cidadã, de Moacir Gadotti; Estórias de quem gosta de ensinar, de Rubem Alves; Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire; e Professores Reflexivos em uma escola reflexiva, de Isabel Alarcão;
Para Stéfani da Silva Nascimento, aluna do 7º período de Pedagogia, o ciclo de leitura compartilhada tem sido muito enriquecedor. “Essa experiência tem sido de extrema valia para tornar a leitura um hábito no nosso dia a dia. Muitos de nós não conseguimos ler muitos livros no cotidiano. Ela sempre nos provoca a ler. A literatura tem feito parte da nossa formação. Tornar-se leitor também faz com que influenciamos as nossas alunas e os nossos alunos a serem leitoras e leitores. Sou muito grata por essa oportunidade, principalmente por essa influência”, avalia Stéfani.